Brasil-Dinamarca: ampliação do acordo para modernizar setor público e de propriedade intelectual


Na última quinta-feira (21), o governo do Brasil ampliou o projeto de Cooperação Estratégica no setor de inovação com a Dinamarca, em vigor desde 2015. Nos próximos três anos, o projeto estará voltado para a transformação digital do governo brasileiro e o fortalecimento das competências na área de propriedade intelectual no Brasil, por intermédio do compartilhamento de experiências dinamarquesas.

De acordo com o secretário-adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Igor Calvet, o lançamento da iniciativa é de extrema importância, pois o país europeu é referência na digitalização de serviços públicos. Calvet reconhece que o sistema brasileiro é muito analógico, ao passo que o processo de digitalização de processos e serviços entrega uma melhor experiência para os usuários e facilita o desenvolvimento do ambiente de negócios.

Já secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, avalia que a meta do governo brasileiro é digitalizar mais de mil serviços em dois anos. Segundo ele, atualmente já é possível emitir pela internet o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, exigido por alguns países para comprovação de imunização contra a febre amarela. Uebel apontou também que o excesso de obrigações acessórias, da União, estados e municípios, e a burocracia regulatória dificultam o empreendedorismo e impactam indiretamente na geração de empregos, renda e oportunidades.

Está prevista, nesta nova fase do projeto de cooperação com a Dinamarca, o treinamento do Gabinete Dinamarquês de Patentes e Marcas Registradas (DKPTO) com examinadores do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) a fim de otimizar e aprimorar processos de exames de patentes. A Argentina, como país convidado, fará parte dessa nova fase do projeto de cooperação em inovação Brasil-Dinamarca.

Coordenam a Cooperação Estratégica os seguintes órgãos: Ministério da Economia, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério Dinamarquês de Indústria, Empresas e Assuntos Econômicos, Gabinete Dinamarquês de Patentes e Marcas Registradas (DKPTO), Agência Dinamarquesa de Digitalização, Ministério Dinamarquês de Relações Exteriores e Agência Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (DANIDA).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais