Reforma da Previdência


A semana começou ruim para o andamento da Reforma da Previdência na Câmara, deixando claro que o clima político continua tenso.

Como o relator da Reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda não foi escolhido, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou sua participação em audiência pública para discutir a matéria.

A decisão gerou reações na Câmara e deputados do PT e do PDT na CCJ estão manifestando apoio aos líderes da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), e da minoria, Jandira Feghali (PcdoB-RJ), no pedido de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Para substituir o ministro, o Ministério da Economia escalou técnicos da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para a audiência pública. Com a escolha do relator prevista para até quinta-feira, Paulo Guedes pode ir na CCJ na próxima semana.

Outro episódio negativo foi o fato de líderes de partidos do Centrão divulgarem nota informando que vão retirar da Previdência o Benefício de Prestação Continuada e as alterações na aposentadoria rural. O grupo também afirmou que não irá permitir a desconstitucionalização generalizada da previdência.

O cronograma inicialmente anunciado pelo presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), previa a votação do parecer do relator no dia 3 de abril. A demora na escolha do relator, porém, deve adiar a votação para o dia 10. Com isso, a instalação da comissão especial deve ficar para a semana do dia 22 de abril.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais