Balanço de Temer no Congresso


Desde que assumiu o governo interinamente, em 12 de maio deste ano, Michel Temer coleciona vitórias importantes no Congresso Nacional.

Vitórias de Temer no Congresso

A média de apoio ao governo na Câmara é de 57,19%. A Arko Advice analisou 45 votações nominais ocorridas na Casa entre 12 de maio e 14 de julho. Para efeito de comparação, em seu primeiro mandato a presidente afastada Dilma Rousseff obteve 48,19% (281 votações analisadas). No segundo (analisado até 11 de maio), a média foi de 48,72% (229 votações).

O índice de adesão é superior a 50% em 23 dos 27 partidos com representação na Casa.

O governo sofreu apenas uma derrota na Câmara, revertida uma semana depois. Por insuficiência de votos, a Casa não aprovou a urgência para o projeto de lei que trata da renegociação da dívida dos estados. Eram necessários 257 votos, mas faltaram quatro. Entretanto, na semana seguinte, a urgência foi aprovada com ampla margem (337 x 105).

Outras batalhas importantes para o governo foram a aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e do pedido de urgência para a votação do projeto que torna facultativo o direito de preferência de a Petrobras atuar como operadora e deter participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração de blocos licitados no regime de partilha de produção.

A vitória mais emblemática, contudo, foi na votação para a presidência da Câmara. A eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que mostrou grande capacidade de articulação dos aliados, dá boas perspectivas para a agenda do governo no segundo semestre.

No Senado, o Planalto teve que ceder durante votação da medida provisória que ampliava a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas. O percentual de 20%, atualmente permitido, foi aumentado para 49%, mas emenda com apoio do Planalto alterou o teto para 100%. Diante da reação dos senadores, Temer se comprometeu a vetar esse dispositivo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais