Ausências reduzem apoio do governo em agosto na Câmara


Levantamento da Arko Advice mostra que o apoio do governo Michel Temer na Câmara dos Deputados atingiu em agosto sua menor média mensal desde que ele assumiu o cargo interinamente, em 12 de maio deste ano. No período, foram analisadas 25 votações nominais e abertas ocorridas na Casa.

Vale destacar, porém, que a queda do percentual de apoio deveu-se ao grande índice de ausência de deputados, que chegou a 32,22%, por conta das eleições municipais. Em maio, quando se verificou o maior índice de apoio (62,81%), as ausências foram de apenas 19,29%. Ou seja, para conseguir votos suficientes para a aprovação de matérias importantes do ajuste fiscal, o governo terá que trabalhar para obter um quórum elevado no plenário.

De todas as votações monitoradas, o governo teve apenas uma derrota em uma única votação, mas sem grande relevância. A liderança do governo havia orientado voto “não” a um veto sobre o Código de Trânsito. Para derrubá-lo, seriam necessários 257 votos e foram dados apenas 238.

Entre as principais legendas, o PSDB foi a que apresentou o maior índice de fidelidade ao governo no mês passado: 65,05%. Os tucanos, no entanto, criticam o PMDB por considerar que a legenda transmite sinais contraditórios ao ajuste fiscal. Por exemplo: ao mesmo tempo que apoia a proposta que impõe um limite aos gastos públicos, defende o reajuste salarial para o Poder Judiciário.

Em segundo lugar, a legenda que mais votou em sintonia com o governo Temer foi o PR (63,52%), seguido do PMDB (63,15%).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais