Aumenta apoio a Temer em abril


Levantamento da Arko Advice mostra que aumentou de 47,66% em março para 51,11% em abril o apoio aos projetos de lei de interesse do governo na Câmara dos Deputados. Foram analisadas 29 votações nominais e abertas ocorridas no mês passado.

O aumento no percentual de adesão é fruto do esforço do governo de resolver pendências e demandas da base aliada para viabilizar a aprovação das reformas Trabalhista e Previdenciária.

Avanços na agenda presidencial

As principais matérias analisadas em abril foram o projeto de lei sobre a dívida dos estados e a Reforma Trabalhista. Utilizada pelo governo como um teste para a Reforma da Previdência, a trabalhista recebeu 296 votos favoráveis e 177 contrários. No caso da Previdência, por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), serão necessários 308 votos. A Reforma Trabalhista é um projeto de lei ordinária que requer apenas maioria simples (metade mais um dos presentes).

No mês passado, das 29 votações, o governo foi derrotado em duas. No dia 18 de abril, não conseguiu aprovar urgência para a Reforma Trabalhista. Teve 230 votos quando eram necessários 257. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu na época que havia errado ao encerrar a sessão antes que todos os deputados da base votassem.  Maia repetiu a votação na sessão seguinte, desta vez, com sucesso. Outra derrota importante aconteceu no projeto de lei sobre a dívida dos estados. Foi aprovada a retirado do texto da contrapartida exigida dos estados participantes da recuperação fiscal, que previa a elevação da alíquota da Previdência dos servidores estaduais para 14%.

Em abril, os cinco partidos mais fiéis ao governo foram PSDB (77,96%), PPS (74,56%), PV (73,21%), PMDB (73,10%) e DEM (72,68).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais