As pequenas reformas de Temer


As atenções dos agentes de mercado estão voltadas para as reformas fiscais (teto de gastos e Previdência) do governo Temer. Esses temas são tratados por propostas de alteração constitucional. No entanto, o governo trabalha outra agenda bastante importante para a recuperação da atividade econômica.

Trata-se de pequenas reformas infralegais, de menor complexidade de aprovação por parte do Legislativo. As propostas dizem respeito a diversos setores econômicos e têm como objetivo atrair investimentos privados.

O fim da exclusividade da Petrobras como operadora do pré-sal é a medida em estágio de análise mais adiantado, podendo virar lei nos próximos dias. O projeto que altera a modalidade de licenciamento do serviço de telefonia também vem avançando. A compra de terras por estrangeiros é uma aposta do ministro Blairo Maggi para injetar recursos externos na agricultura.

Ainda na Câmara, outra prioridade é a proposta que estabelece a prevalência do negociado sobre o legislado e integra a reforma trabalhista do governo, que também contempla a terceirização, tema em discussão no Senado.

Sob a análise dos senadores também se encontram duas propostas de peso nessa agenda. Uma delas é a que altera regras do Código Brasileiro de Aeronáutica. A outra diz respeito a um dos maiores entraves ao investimento privado no país: o sistema de licitações.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais