As dificuldades do PT nas capitais


Levantamento realizado pela Arko Advice aponta que o PT terá enormes dificuldades para eleger ou reeleger prefeitos nas capitais nas eleições municipais de outubro. Das 26 capitais, apenas em Rio Branco o partido tem chance alta de vitória.

Para efeito de comparação, nas eleições municipais de 2012, o PT foi vitorioso em São Paulo (Fernando Haddad), Goiânia (Paulo Garcia), Rio Branco (Marcus Alexandre) e João Pessoa (Luciano Cartaxo, que migrou recentemente para o PSD).

Marcus Alexandre (PT)

Este ano, no melhor cenário, o PT elegerá dois prefeitos (Marcus Alexandre, em Rio Branco, e, talvez, João Paulo, em Recife). Embora o diretório nacional do PT priorize a eleição em São Paulo, Fernando Haddad poderá nem sequer chegar ao segundo turno (hoje, Haddad tem apenas 8% das intenções de voto nas pesquisas).

Em relação às alianças, o PT apoiará o PMDB em apenas uma capital (Aracaju), confirmando o afastamento entre ambos, o que era esperado por causa do processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Os petistas apoiarão o PCdoB em duas capitais (Salvador e Rio de Janeiro).

PT também terá dificuldades nos municípios pequenos

Além dos chamados grandes centros urbanos, o PT também deverá encolher nos pequenos e médios municípios, consequência da grave crise política que atinge a legenda.

Dependendo do desempenho da sigla em outubro, até mesmo um racha não pode ser descartado. O ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro, um dos líderes da Mensagem ao Partido – oposição a Construindo um Novo Brasil (CNB), no comando do diretório nacional há 21 anos –, está articulando a formação de uma frente de esquerda que poderá culminar no surgimento de uma dissidência interna.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais