A política voltou


Francisco Oswaldo Neves Dornelles nasceu em Belo Horizonte no dia 7 de janeiro de 1935, filho de Mozart Dornelles e de Mariana Neves Dornelles. Seu avô paterno, Ernesto Francisco Dornelles, militar e natural de São Borja (RS), era irmão de Cândida Dornelles Vargas, mãe de Getúlio Vargas. Seu tio Ernesto Dornelles, também militar, foi senador (1946-1951), governador do Rio Grande do Sul (1951-1954) e ministro da Agricultura (1956).

Seu pai, primo em primeiro grau de Getúlio, também natural de São Borja, ao terminar a Escola Militar em 1930, foi servir em São João del Rei (MG) e aí se casou em 1932 com sua mãe, irmã de Tancredo Neves, deputado em várias legislaturas, ministro da Justiça (1953-1954), primeiro-ministro (1961-1962), senador (1979-1983), governador de Minas Gerais (1983-1984) e presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral (1985), falecido antes de tomar posse. Seu primo Aécio Neves da Cunha foi constituinte (1987-1988), deputado federal (1987-2003), governador de Minas Gerais (2003-2010), eleito senador por Minas em 2010 e candidato derrotado à presidência da República em 2014.

Chico Oswaldo, como era chamado por Tancredo Neves, seu tio, tem larga experiência profissional. Estudou nas melhores universidades dos Estados Unidos e da Europa. Foi eleito várias vezes, desde deputado a senador até vice-governador do Rio de Janeiro. Exerceu as mais diversas funções públicas na administração federal. Foi Ministro da Fazenda do governo Sarney. Saiu porque o presidente não queria comandar uma recessão. No lugar dele entrou Dilson Funaro que deixou o país às portas da hiperinflação. Antes, nos governos militares, foi Secretário da Receita Federal e ajudou o tio Tancredo a fazer contatos com os setores mais duros do regime.

Com essa história e essa biografia não parece ter sido difícil para Francisco Dornelles perceber a extensão do problema financeiro do estado do Rio de Janeiro, que governa. Ele, pessoalmente, vive uma fase curiosa. Está com 81 anos e não pretende se candidatar a mais nada. Decidiu falar a verdade. E assim anunciou, sem maiores preocupações, que o estado estava falido e não havia dinheiro sequer para cumprir as mais elementares obrigações. Depois deste terrível diagnóstico, partiu para a solução. E foi criativo: decretou estado de calamidade no Rio de Janeiro – que normalmente diz respeito a acontecimentos climáticos – e se credenciou a receber verbas extraordinárias do governo federal.

A engenhosa solução representou a oportunidade única para o grupo de governador vinha se reunindo em Brasília sob as benções do governador Rodrigo Rollemberg. O grupo não conseguia avançar. Os estados estão falidos ou perto disso. O exemplo do Rio detonou a solução de todos. Ganharam prazos maiores, juros menores e a oportunidade de voltar a investir em crescimento. E o governador do Rio, que inventou a calamidade, saiu da conversa com 2,9 bilhões de reais debaixo do braço.

Deve ser suficiente para debelar boa parte da crise financeira do estado do Rio, concluir a linha quatro do metrô, que chegará a Barra da Tijuca, colocar em dia o pagamento dos funcionários públicos, policiais, pessoal da área de saúde e abrir espaço para respirar. As Olimpíadas estão garantidas. Foi uma solução engenhosa. O presidente interino Michel Temer precisava de fato concreto para colocar na negociação com os governadores. Conseguiu. Aparentemente terá o apoio necessário para completar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, também votos indispensáveis para recriar a CPMF e realizar o ajuste fiscal em toda a sua extensão.

Depois da avalanche de procedimentos amadores proporcionados pela equipe da presidente Dilma Rousseff, a ação de Dornelles e a compreensão que Temer proporcionou momento raro na ação pública no Brasil. É curioso que tudo ocorreu de maneira rápida, sem estrelismo, com extrema objetividade. Em questão de dias foi solucionado um problema que estava pendente há mais de cinco anos. Não é razoável prever crescimento econômico com os estados membros da federação em situação falimentar.

A movimentação de Dornelles demonstrou que política exige tradição, disposição para a conversa, história, conhecimento, respeito à liturgia e ação rápida com objetivo determinado. Temer é também um experimentado político, filho de emigrantes libaneses que se estabeleceram no interior de São Paulo. Ele disputou várias eleições, foi presidente da Câmara dos Deputados, vice-presidente e agora presidente da República. Experiência e capacidade de negociar modifica o ambiente político. Foi isso que o encontro de Dornelles com Temer proporcionou aos brasileiros. O recurso, recheado de pequenos ardis, resultou em acordo surpreendentemente positivo para todos os envolvidos.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais