As agendas de Eduardo Cunha e Renan Calheiros


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), continua disposto a criar problemas para o governo. Seu tom combativo não mostra sinal de mudança. Pelo contrário.
Cunha chegou acolocar em pauta Proposta de Emenda à Constituição do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) que aumenta o percentual que o governo teria que destinar à saúde. Hoje, a União é obrigada a contribuir com um mínimo de 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) para o setor. O texto original previa 18,7% em cinco anos e foi ampliado na comissão especial para 19,4% em seis anos.
Outro projeto é o do deputado Esperidião Amim (PP-SC) sobre a dívida dos estados e municípios. O impacto é calculado em cerca de R$ 300 bilhões.

Agenda de Calheiros

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com a ajuda do senador José Serra (PSDB-SP) defende uma agenda pró-mercado, mas encontra resistência no governo e no PT.

Na semana passada, por exemplo, foi aprovado projeto de lei que retira a obrigatoriedade de a Petrobras participar com 30% dos leilões do pré-sal. Para esta semana, Renan pautou o Projeto de Resolução (PRS nº 84/2007), relatado por Serra, que estabelece limite para a dívida consolidada da União – 4,4 vezes a receita corrente líquida (RCL) e 2,2 vezes a dívida líquida.

Cunha e Calheiros

A aproximação entre Serra e Renan está gerando uma série de especulações, entre elas a de que o senador tucano pode se filiar ao PMDB para concorrer à Presidência em 2018 (na semana passada o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu entrevista ao jornal Valor Econômico defendendo a ideia). Outra é que Renan estaria se aproximando do PSDB e poderia apoiar o impeachment da presidente.

Essa situação tem deixado o presidente do Senado em uma posição confortável. Ao mesmo tempo em que é bem tratado pelo governo, mantém um bom diálogo com a oposição. Com isso, passa a ser estrategicamente mais importante do que já é para ambos os lados.

O presidente do Senado não tem nenhum interesse no momento em migrar totalmente para um lado ou para o outro. Prefere esperar.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais