Amin: “Projeto sobre dívida dos estados é só o primeiro passo”


O deputado Esperidião Amin (PP-SC), autor do projeto que altera a cobrança das dívidas de estados e municípios, afirma que sua proposta é o primeiro passo para uma negociação mais ampla sobre a dívida dos estados. Ele aguarda a chegada ao Congresso do projeto de Lei Complementar com a solução imaginada pelo governo para saber se ela resolve, de fato, o problema.

A negociação entre governo federal e os governadores atingiu o propósito que o senhor esperava?
Sim. O meu projeto pretendia, caso fosse aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, determinar uma negociação. O projeto de decreto legislativo foi atendido. O conteúdo da negociação eu não tenho como falar agora, pois não conheço. Só irei saber quando o governo encaminhar o projeto de Lei Complementar mudando os termos da LC 148 e 151, que é o que se espera que aconteça, apesar desses solavancos.

Noticiou-se que seria um desconto de 40% nos dois primeiros anos. Isso atende?
Claro que não. Pode atender a minha iniciativa. Isso é ampliar o prazo de vigência da agiotagem. Da usura, que é ilegal, que o governo federal tem contemplado perversamente as unidades federadas estados e municípios que tem pactuação de dívida com o governo federal.

O novo projeto será votado em regime de urgência?
Sim. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse aos governadores que quando o projeto de lei chegar será apressado. Até os informou que me designaria como relator do Plenário, acho que é o que vem a calhar, pois sou o autor do projeto. Mas sendo ou não relator, o importante é o passo significativo que a Câmara ajudou a construir.

O senhor acredita que o governo exigiu algum tipo de contrapartida dos governadores em relação às votações que estão se desenrolando na Casa?
Eu não participei das negociações. Logo, não posso falar disso. Meu assunto é muito restrito, eu sou contra e lutarei contra essa extorsão a que os estados foram submetidos. Não sou governador hoje, sou deputado. Fui duas vezes governador, sei do que estou falando. O governo federal, principalmente a partir de 2013, tem ganho dinheiro com os estados e municípios. Isso é injusto!

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais