Aliados pressionam governo


O reajuste dos salários de servidores públicos põe a base aliada do presidente em exercício Michel Temer em rota de colisão. Presidente do principal partido aliado do governo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) acusou falta de comprometimento da base com o ajuste das contas públicas. Aécio defende a aprovação de reformas estruturais e afirmou que o governo emite sinais trocados ao apoiar projetos que aumentam gastos em um momento de grave recessão econômica. Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) garante que o partido do presidente interino não tem intenção de recuar no aumento de salários. É a primeira crise que o governo precisará enfrentar após o impeachment de Dilma Rousseff.

Calma, gente

O Palácio do Planalto pediu aos aliados que evitem disputas públicas antes da decisão final do processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff, previsto para o dia 31 próximo. A avaliação é que intrigas só beneficiam os aliados de Dilma.

Sarney e a Academia

Após 10 anos de espera, o ocupante da Cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL) – o imortal José Sarney – está perto de ver o seu projeto apresentado em 2006, no Senado, transformar-se em lei. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJC) aprovou anteontem (23), em caráter terminativo, o PL 2713/11, que concede isenções tributárias à Academia Brasileira de Letras (ABL), à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

À época, Sarney justificou sua proposta dizendo que aquelas entidades são associações seculares, de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos, mas que enfrentam pesada carga tributária a que estão sujeitas, principalmente pelas contribuições de PIS-Pasep e Cofins. O fardo tributário estaria prejudicando o desenvolvimento de suas atividades.

Com a decisão da CCJC, tais instituições ficam, portanto, isentas da Cofins, do Imposto de Renda sobre as aplicações financeiras, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da contribuição para o PIS/Pasep. O texto segue para a sanção do presidente Michel Temer, a menos que tenha recurso para que o projeto seja votado pelo plenário.

Licença-maternidade

Outro benefício aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, desta vez para advogados, está no projeto de lei (PL 1901/15) do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que estipula a suspensão dos prazos no processo, por 30 dias, quando a única advogada de alguma das partes der à luz. No caso do único advogado de uma das partes se tornar pai, o período concedido será de oito dias.

A regra deve valer de igual modo para as adoções. A medida visa conceder licença-maternidade e paternidade para advogados que trabalham por conta própria, e que pela dinâmica do Judiciário não têm como gozar do benefício. Para se tornar lei, a iniciativa precisa ainda ser aprovada pelo Senado.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais