Agenda: STF julga recursos do impeachment na semana que vem


STF marca para dia 16 (quarta-feira da próxima semana) julgamento do recurso contra rito do impeachment. Data foi acertada pelo presidente do Tribunal com o ministro relator do processo, Luiz Roberto Barroso. Deputados de oposição se reuniram com o presidente do STF, Riccardo Lewandowski para pedir agilidade. Os ministros do STF proibiram a votação secreta para escolha dos membros da comissão e ainda deram ao Senado o poder de recusar a abertura do processo, mesmo após autorização da Câmara (G1). Veja outros destaques desta quanta-feira (9):

    1. Em meio à crise política, o Palácio do Planalto vive a expectativa de sofrer nova derrota hoje. Dilma foi informada de que o STF vai se posicionar contra a permanência do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, à frente da pasta. O caso vai ser julgado pelo plenário do Supremo e o governo já começa a pensar em um “plano B”, uma vez que Wellington César tem indicado que não pretende renunciar ao seu cargo de procurador de Justiça na Bahia (Estadão – p.A8).
    2. Apesar do esforço para manter a aparência de normalidade, o clima nos corredores do Ministério da Fazenda é de desânimo. Técnicos reconhecem que da pauta de reformas do ministro Nelson Barbosa, a única que tem alguma chance de avançar é a renegociação das dívidas estaduais. Já se preparando para um ano sem CPMF, o ministro pediu a revisão das alternativas de arrecadação para 2016 – elevação de PIS/Cofins é a opção mais recomendada. O aumento desses tributos precisa ser aprovado pelo Congresso, mas entra em vigor depois de noventa dias (Valor).

Eventos:

  • STF publica o acórdão do julgamento do rito do impeachment.
  • Instalação da CPI do Carf na Câmara, com eleição do presidente.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais