Agenda: Para salvar Dilma, Lula mira votos do Norte e NE

  • Na luta para evitar o impeachment de Dilma, Lula deflagrou ofensiva que traça como alvo parlamentares que compõem o chamado “baixo clero” ou que têm base eleitoral nos grotões do país, sobretudo em partes das regiões Norte e Nordeste. A investida é sobre deputados menos suscetíveis às pressões das grandes cidades, onde ecoa o movimento pelo impeachment. Na avaliação do governo, a bancada evangélica também não é tão sensível aos apelos da rua (Folha).
  • O Palácio do Planalto decidiu ontem politizar a defesa de Dilma na comissão especial do impeachment na Câmara. O tom será dado pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que poderá falar por duas horas na comissão. O governo vai insistir que “pedalada fiscal” não é crime e faz parte da relação entre o Tesouro e os bancos, prevista em regras contratuais (O Globo – p.3).
  • Apesar de ter estudado economia, Dilma conseguiu em poucos anos fazer um estrago nas contas públicas que nem um leigo conseguiria. Mesmo com a receita caindo ano após ano, a redução de gastos foi negligenciada. O desarranjo foi tamanho, que especialistas acreditam que, independentemente de quem estiver no governo, demorará alguns anos para que haja um reequilíbrio. Dados do Tesouro demonstram a deterioração. Enquanto que em 2010, as receitas correspondiam a 20,1% do PIB e os gastos a 18,1%, no ano passado, atingiram 17,6% e 19,5%, respectivamente (Correio – p.6).

Eventos:

  • 17h – O ministro José Eduardo Cardozo apresenta defesa de Dilma na Comissão do Impeachment.
  • Marco Aurélio (STF) decide, em caráter liminar, pedido de impeachment de Michel Temer.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais