Agenda: ministro da Justiça deixa o cargo


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu deixar o governo. Pressionado pelo PT após rumores de que Lula seria alvo de quebra de sigilos bancário, telefônico e fiscal no âmbito da Operação Lava-Jato, Cardozo se sente injustiçado e resolveu entregar o cargo Dilma. No sábado, na festa de 36 anos do PT, Lula se queixou de estar sendo perseguido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. A amigos com quem conversou ontem, Cardozo não escondeu aborrecimento com os ataques e afirmou que o PT não entende o seu papel quando fala em falta de controle sobre a PF (Estadão – p.A4). Além dessa, confira as outras notícias que vão agitar essa segunda-feira (29):

  1. Lula fez chegar a Dilma o recado de que pretende se concentrar em sua defesa pessoal e na reconstrução do PT, deixando em segundo plano a atuação em favor do governo. Um dos principais interlocutores do ex-presidente, o chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, viajou a São Paulo na sexta-feira para ouvir a mensagem de Lula. Movimento desencadeado por ele começou com as duras críticas do PT ao apoio de Dilma ao projeto que altera o papel da Petrobras no pré-sal (Folha).
  2. O Ministério Público Federal reforçou o pedido da condenação do ex-tesoureiro do PT João Vaccari e do ex-diretor da Petrobras Renato Duque por 24 atos de lavagem de dinheiro. A operação envolve pagamentos de propina ao PT, através de contratos falsos firmados com a Editora Gráfica Atitude. Segundo os procuradores, a gráfica tem por sócios sindicatos vinculados ao PT (G1).

Eventos:

  • O ex-presidente Lula se reúne com a presidente Dilma Rousseff para defender mudanças na política econômica.
  • Termina o prazo de consulta pública sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet.
  • A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor de fevereiro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais