Agenda: Senado decide afastamento de Dilma

  1. Pelo cronograma definido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a sessão de hoje terá três blocos: um de 9h da manhã ao meio-dia, outro das 13h às 18h, e o último bloco, com o relator e o advogado da União, a partir das 19h. Renan Calheiros informou que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, terá 15 minutos no fim da sessão plenária de hoje para apresentar os argumentos finais contra o provável afastamento de Dilma. Antes dele, o relator na comissão especial, Antonio Anastasia (PSDB-MG), terá também 15 minutos para defender o processo contra a presidente por crimes de responsabilidade (Veja on line).
  2. O governo tenta a última cartada para barrar o processo de impeachment contra Dilma. Um dia antes de o plenário do Senado levar à votação o parecer favorável à continuidade do pedido de impedimento da presidente e decretar seu afastamento por até 180 dias, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, ingressou no STF com novo mandado de segurança pedindo a anulação do processo. O advogado da União promete “judicializar” o caso até o fim (Estadão – p.A5). O ministro Teori Zavascki foi sorteado como relator do mandado de segurança que o governo impetrou o STF para tentar anular o processo de impeachment de Dilma. A assessoria de Zavascki afirmou que o ministro passaria a noite analisando o pedido, devendo proferir uma decisão só na manhã de hoje, quando começa a sessão no Senado que decidirá sobre a abertura do processo de impeachment contra Dilma (G1).
  3. Escolhido para comandar a equipe econômica do vice-presidente Michel Temer, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, definiu a reforma das regras de acesso à aposentadoria como o principal “endereçamento” da sua gestão à frente do Ministério da Fazenda, que passará a incorporar a Previdência Social. Meirelles já começou a discutir, nas reuniões em Brasília com a equipe de Temer, os detalhes da incorporação, que marcará uma mudança histórica na estrutura da Esplanada dos Ministérios (Estadão – p.B4).

Agenda

  • 9h – Senado inicia análise sobre afastamento de Dilma.
  • Teori Zavascki (STF) pode decidir pedido da AGU para interromper impeachment.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais