Agenda cheia na volta do Congresso


O Congresso Nacional retoma os trabalhos esta semana com uma pauta de curto prazo cheia. Além da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara, os parlamentares enfrentarão uma agenda com vários itens complexos.

Na Câmara, há duas medidas provisórias que vencem nos próximos dias. Uma delas é a MP nº 772/17, que trata da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. O prazo de sua validade expira no dia 10.

Na mesma data vence o prazo da MP nº 774/17, que acaba com a desoneração da folha de pagamentos das empresas. Mas essa medida sequer foi lida em plenário, logo, não consta da pauta de votações. Há pressão para que a Casa não vote a matéria e a deixe perder validade.

Com necessidade de arrecadar mais, o governo não quer a manutenção do benefício às empresas, mas deve perder a queda de braço com o setor produtivo. Outra disputa complicada para o governo é o Refis. A MP nº 783/17 chegou à Câmara e deve ser incluída na pauta nos próximos dias. A redação aprovada na Comissão Mista que a analisou desidratou o texto e reduziu bastante a capacidade de arrecadação da proposta.

Outro ponto crucial da agenda é a Reforma Política, que está sendo discutida em duas propostas na Câmara. Está prevista para esta semana a continuação da análise de relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que cria um fundo público para financiar as campanhas eleitorais da ordem da R$ 3,5 bilhões e adota o sistema de listas partidárias preordenadas para as eleições proporcionais.

Na semana seguinte, inicia-se a análise do parecer da deputada Shéridan (PSDB-RR) à PEC nº 282/17, que acaba com as coligações nas eleições proporcionais; estabelece perda de mandato de eleitos a cargos majoritários que mudarem de partido; e cria cláusula de barreira para o funcionamento dos partidos.

No Senado, o presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) se comprometeu a votar no retorno dos trabalhos o Projeto de Resolução nº 55/15, que estabelece teto para a cobrança de ICMS sobre o querosene de aviação. Trata-se de medida polêmica, que desagrada ao estado de São Paulo e a outros, que perdem recursos com o teto previsto no texto.

Outra medida da agenda que diz respeito aos estados é o PLS nº 204/16, que autoriza a União, os estados e os municípios a vender os créditos de débitos inscritos em dívida ativa para instituições financeiras. Esse é um pleito dos governadores encampado pelo líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Deve ir a voto na primeira reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, seguindo posteriormente para o plenário.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais