Agenda: Câmara abre impeachment e Temer já prepara medidas

  1. Uma das primeiras medidas do eventual governo Michel Temer deve ser uma proposta ao Congresso para a desvinculação parcial das receitas do Orçamento a despesas pré-definidas, segundo interlocutores muito próximos do vice-presidente. Trata-se de uma Desvinculação das Receitas da União (DRU) ampliada, com efeitos imediatos sobre a gestão do gasto público. Caso o Senado confirme o afastamento de Dilma, caberá ao novo governo propor ao parlamento uma reforma fiscal estrutural para o país voltar a crescer (Valor).
  2. Após 43 horas de discussão e mais 10 horas de votação ontem, Dilma assistiu a um festival de traições na decisão da Câmara de autorizar o Senado a abrir o seu processo de impeachment. De sua teórica e extensa base aliada, só PT e PC do B não registraram defecções. O abandono do barco incluiu até mesmo ex-ministros seus — Mauro Lopes (PMDB-MG), titular da Aviação Civil até a quinta-feira, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – ex-Cidades – e Alfredo Nascimento (PR-AM) – ex-Transportes – que renunciou em plenário à presidência do seu partido (Folha).
  3. Impeachment tem maioria no Senado. Conforme placar do Estado (p.A18), 44 senadores já se declararam favoráveis ao afastamento de Dilma, três votos a mais do que o mínimo necessário. Número de senadores contrários ao processo é de 21. Há seis indecisos e nove que não quiseram se manifestar. No PMDB há nove votos a favor e três contrários, além de três indecisos e três que não se manifestaram.

Eventos:

  • Dilma faz pronunciamento sobre a aprovação do impeachment pela Câmara;
  • Processo de impeachment da presidente Dilma chega ao Senado.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais