A política derrotada


Não é pequena a incerteza política que sobreveio ao fim do primeiro ciclo histórico pós-ditadura militar no Brasil. O alento é que neste lapso de 31 anos, longo para os padrões brasileiros, o País prossegue consolidando a democracia.

Afinal, que democracia resistiria a duas crises traumáticas representadas por dois impeachments? Somente instituições sólidas e independentes poderiam ter assegurado saída institucional sem intervenção golpista – real, não a da propaganda diversionista da sinistra.

Estas três décadas se encerram com a marca indelével da derrocada de um partido que levou um operário ao poder, numa guinada que rompeu a trajetória oligárquica nacional. Com o PT, em 2002, instalou-se a esperança de que política podia ser feita de maneira diferente, com a intenção genuína de melhorar a vida das pessoas.

Mesmo aqueles que discordavam do estatismo e do maniqueísmo que separava “nós, os bons” de “vocês, os maus” admitiam que o PT representava o novo modo de fazer política. Não à toa, pois a sigla aparentava ser intransigente com a ética.

Ao sucumbir à velha política, a decepção com o PT ampliou-se e deu lugar à apatia e ao ceticismo. De todos os males causados aos brasileiros, como o sepultamento dos fundamentos econômicos assentados nos anos 1990, o mais maldito legado petista foi a derrota da política.

Embora de efeitos duradouros, a crise econômica pode ser contornada com receitas mais ou menos conhecidas. Dependerá, é claro, da disposição e habilidade dos governantes que restarão incólumes depois que a Operação Lava-Jato encerrar sua aparente interminável varredura institucional.

Já a política, canal incontornável para dirimir interesses conflitantes sem o uso da força, sofreu baque irreparável a curto, ou talvez, médio prazo. Se muitos são os culpados, nenhum é mais culpado do que o PT.

Não só pelo que representou em termos de esperança. Mas pela maquinação recorrente, envolvendo todos ao derredor. Enquanto absorvia a máquina estatal como se sua fosse, enredou-se com aliados suspeitos.

Não que os demais partidos apanhados em bilionários delitos fossem ilibados. Mas por que o PT era repositório da nova política. E por que, sem ele, detentor do poder por 13 anos, não seria possível armar um esquema delituoso monumental como denunciado pela Lava-Jato.

Para que votar?

Os sintomas afloraram rápido. Ainda insondável, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria, venceu um inédito primeiro turno paulistano entre outros motivos porque se vendeu como apolítico. “Não sou político, sou gestor”, repetiu com insistência o tucano.

Claro que ele é político. A costura para ganhar a indicação do PSDB à prefeitura não seria feita por quem não tivesse esse viés. A mensagem de sua vencedora campanha, no entanto, foi a da antipolítica.

No pleito do último domingo, 2 de outubro, outra mostra da descrença na política como solução para conflitos. Nas 92 maiores cidades brasileiras, 32,5% destes eleitores votaram em branco, anularam o voto ou se abstiveram. Ou seja, para quase um terço tanto faz votar ou não.

Entre os cariocas, 42,4% disseram não a todos. Em Belo Horizonte este índice foi de também espantosos 43%. Em dez capitais, o desinteresse foi superior aos votos do primeiro colocado. Formou-se, assim, um contingente de alienados, que certamente seria maior se o voto não fosse anacronicamente obrigatório.

Em 1985, começo do ciclo que finda, o entusiasmo cívico reprimido pelos 21 anos de ditadura brotava nas ruas. A política era a esperança. Hoje, plena de liberdade, a sociedade perdeu o entusiasmo, embora reconheça a democracia como valor inalienável.

Quem não a reconhece são os extremos. A extrema direita, que clama pela volta dos militares ao poder, e a esquerda intolerante. Ambas têm espírito autoritário. Vivandeiros que, no fundo, admitem-na somente para seu exclusivo usufruto.

Não é o caso de Olívio Dutra, fundador do PT e que preservou a autocrítica. Para ele, o PT “agiu com a velha política” e, por isto, merece “levar uma lambada forte porque errou seriamente”. “O PT não pode achar que é vítima”, concluiu.

Se o corretivo vai ser suficiente, não se sabe. A sinistra não costuma aprender com seus erros.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais