Sucessão de Renan tensiona PMDB


A corrida pela sucessão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esquenta os ânimos na bancada peemedebista. Partido com maior número de senadores, o PMDB indica o candidato a presidente, conforme determina uma tradição no Congresso. Acontece que, nos bastidores, Romero Jucá (PMDB-RR) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) travam uma batalha pela indicação. Antes da ascensão de Michel Temer a presidente da República, Eunício caminhava isolado para a cadeira de Renan. Com a queda de Dilma Rousseff, que sofreu impeachment, Renan estimula a candidatura de Jucá, quebrando acordo com o cearense. No fundo, azedou a relação no partido.

Nova esquerda

A derrocada do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais suscitou uma discussão: qual o futuro da esquerda brasileira? Partidos antes considerados apêndices do PT surgem como alternativa à corrupção que levou o Congresso a aprovar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Na opinião do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), a ideia de esquerda associada ao PT sofreu duro golpe nas urnas. “O projeto de uma esquerda renovada, que tem fronteira ética e ideológica e incorpora novas pautas – que o PSOL, sem arrogância, sabendo-se ainda em formação, busca representar – deu um passo adiante”, afirma.

Apoio aos deficientes

Está em discussão na Câmara projeto de lei (PL 4810/16) que dispensa de licitação a contratação de associação de pessoas com deficiência para prestar serviços ou fornecer mão de obra para o Estado. Atualmente, a Lei de Licitação dispensa apenas as associações de pessoas com deficiência física. De autoria do deputado Rafael Motta (PSB-RN), a proposta propõe ainda a dispensa para as fundações sem fins lucrativos voltadas a inserção dessas pessoas no mercado. Ele argumenta que as atividades no setor público podem ser desenvolvidas por pessoas com deficiências de outras naturezas.

Exames toxicológicos

Projeto de lei (PL 4848/16) do deputado José Augusto Curvo (PSD-MT) determina que a União custeará exames toxicológicos obrigatórios, exigidos de motoristas profissionais. O exame para detectar o uso de álcool ou drogas é exigido para a emissão e a renovação da CNH, admissão e demissão dos profissionais. Segundo o parlamentar, por causa da falta de laboratórios credenciados e aptos a realizar os exames, o Ministério do Trabalho não pode utilizá-los como requisito para admissões e demissões no setor.

Crimes praticados nas escolas

Projeto de lei (PLS 469/2015) do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), em discussão na Comissão de Constituição e Justiça, prevê mudanças no Código Penal com o intuito de agravar a pena de crimes praticados dentro ou nas imediações de escolas. A proposta tramita em caráter conclusivo. Relator da matéria, o senador Raimundo Lira (PP-AL) apresentou substitutivo. De acordo com o texto, nos casos de homicídio, sequestro e cárcere privado, tais crimes serão considerados como qualificados. Se a ação resultar em lesão corporal grave ou seguida de morte, o delito aumentaria a pena do agressor.

Literatura brasileira

Um projeto de lei (PLC 49/2016) em debate na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado determina a exposição com destaque de obras da literatura brasileira. Segundo o projeto, pelo menos 30% dos espaços reservados à divulgação de produtos literários serão destinados à exposição de obras de autores brasileiros. A proposta já foi aprovada pela Câmara. A senadora Fátima Bezerra (PT–RN) considera que a matéria busca valorizar a literatura nacional.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais