A nobre e amarga trajetória da esquerda


A expressão esquerda, como categoria política, nasce no século XVIII, por ocasião da Revolução Francesa quando, no Parlamento, os Jacobinos sentaram-se à esquerda, e os Girondinos, à direita. Os primeiros pediam a deposição e condenação do rei, se aproximavam mais dos plebeus e pregavam a violência como forma de fazer política. Os segundo eram contra a violência e se aproximavam dos nobres.

No século XIX, a expressão esquerda designava os partidos que se colocavam junto aos trabalhadores fabris no começo da revolução industrial, submetidos a condições míseras de trabalho e remuneração, além de excluídos da participação política. Nas suas diversas vertentes, que não eram poucas, lutaram e contribuíram de maneira relevante para a construção da democracia, do Estado Moderno e dos direitos trabalhistas. Esquerda era sinônimo de luta pelos direitos dos trabalhadores, de luta pela justiça social.

No século XX, as principais vertentes de esquerda, comunistas, socialistas e sociais democráticos, ascenderam ao poder. Os primeiros, aonde ascenderam o poder construíram regimes autoritários, e quando na oposição, com a base social dos sindicatos de trabalhadores fabris, continuaram pressionando para ampliar os direitos trabalhistas. Os socialistas e, sobretudo os sociais democratas, criaram a forma de Estado moderno mais perfeita que conhecemos, o Estado do Bem-Estar-Social, com amplos direitos aos trabalhadores. Contudo, pelo fato da social democracia defender o diálogo entre o capital e o trabalho, e pela força estatal dos primeiros, a esquerda identificou-se mais com os partidos comunistas, Brasil inclusive. Havia tendências discordantes como os trotskistas e os católicos de esquerda, porém, em geral, minoritários e pouco expressivos.

Em 1989, a queda do muro de Berlim revelou o quanto era falso o discurso de igualdade e eficiência dos comunistas. O regime stalinista desnudou-se, revelando sua face ditatorial. Com isso, no final do século XX a boa imagem da esquerda ficou comprometida. Sua identidade maior era com o autoritarismo. Nos países ocidentais desenvolvidos o comunismo foi abandonado em troca de um socialismo democrático. Mas pouco convenceu. Todas essas tentativas, a mais importante tendo sido a da Itália, resultaram em partidos políticos pouco expressivos. O mundo mudou com a queda do muro de Berlim, mas a esquerda, não só a dominante não conseguiu se reciclar.

Os sindicatos dos trabalhadores fabris, que antes lutavam para ampliar a inclusão social, passaram a lutar em sentido inverso. Tornaram-se corporações fechadas. Ou seja, para assegurar os direitos obtidos criaram uma barreira contra a inclusão dos trabalhadores informais. Se seu emprego está ameaçado, como na indústria automobilística, por exemplo, pressiona o Estado para obter subsídios em desfavor dos serviços prestados ao restante da sociedade. Assim, se os primeiros têm ticket refeição e passagem de ônibus, os segundos têm que buscar emprego com os recursos próprios, ou seja, quase nenhum. Nada os protege.

Por sua vez, os problemas maiores da sociedade, como o vício do crescimento econômico que esgota os recursos naturais e nos ameaça com um colapso civilizacional, são vivenciados pela esquerda do mesmo jeito que a direita, na indiferença. A doença do consumismo, que alimenta a marcha do crescimento irracional, a aprisiona como a todas as outras correntes politicas sem distinção. Seus instrumentos para enfrentar a concentração desmedida das riquezas ou o poder crescente do capital financeiro são inócuos. Suas posições de defesa dos direitos dos trabalhadores alimenta a roda da exclusão social da maioria. Prisioneira do corporativismo é uma força política em decadência, pela incapacidade de compreender as transformações que conformam o mundo atual e desenhar propostas consistentes. Defende, na verdade, a velha ordem.

Resta a esperança de novas correntes políticas que têm surgido nos últimos anos, sobretudo na Espanha e Itália, assim como movimentos sociais singulares, como Ocuppe Wall Street, nos Estados Unidos. Todos frágeis, apenas iniciando a prova do jogo político democrático e a condução do poder, e nem todos reivindicando a condição de esquerda.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais