A LDO 2017 e os concursos no Brasil


Está pronto para deliberação em plenário o projeto de lei do Congresso Nacional nº 2, de 2016. O texto, que dispõe sobre as elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, repete algumas medidas da LDO de 2016, como a suspensão de concursos públicos para o poder executivo e está alinhado com a reforma fiscal da equipe do presidente Michel Temer.

O fato é que os concursos públicos do executivo, já estão suspensos, desde 2015. Muito tem sido falado sobre os efeitos da PEC 241, a PEC dos Gastos, sobre o mercado de concursos no Brasil, mas a LDO de 2016, enviada ao Congresso pela ex-presidente Dilma Rousseff, já havia tomado essa medida como forma de diminuir o rombo da dívida pública. O texto base da LDO de 2017, elaborado antes do afastamento de Dilma, repetiu a orientação pela não realização de novos concursos.

Novos concursos

Ainda assim, todos os dias são anunciados novos certames e fica complicado compreender como está funcionando esse congelamento. Os concursos que estão sendo realizados atualmente foram solicitados e autorizados em 2015. Em 2016 e 2017, segundo a LDO, o executivo fica vedado de contratar e, portanto, de solicitar ou realizar concursos. Tudo com o intuito de estancar a sangria das contas públicas com gastos do funcionalismo, no executivo.

Concursos para empresas estatais e de economia mista como Correios e Bancos continuam contratando. As carreiras policiais, do judiciário, universidades, entre outras, seguem oferecendo vagas conforme as necessidades de cada órgão ou autarquia. Estados e municípios também seguem organizando seus concursos públicos sem nenhum impedimento que não seus limites orçamentários. A proibição da LDO incidiu apenas sobre os concursos do poder executivo.

Oportunidade para concurseiros

Segundo especialistas essa é uma oportunidade para os concurseiros que desejam vagas específicas com alto rendimento no executivo. Muitos estudantes perdem a motivação sem a perspectiva de nomeação, em um curto espaço de tempo. No entanto essa suspensão é temporária, para ajuste de contas do governo. A previsão é de melhora partir de 2019. Quando o superávit primário das contas públicas for uma realidade, todos os órgãos abrirão concursos para repor os que se aposentaram ou se adequar às novas demandas. A recomendação é que prossiga com o estudo, independente do que a PEC 241 e a LDO 2017 deliberarem sobre o assunto.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais