A água do banho


No recente episódio do embate entre o senador Renan Calheiros versus autoridades judiciárias, poucas vezes assistimos tanta gente errando junto. Um juiz de primeira instância fazer – sem aval do STF – operações nas dependências do Senado contra servidores que agiram obviamente sob o comando de senadores causa, sim, estranheza. É obvio que, em última instância, a ação é contra senadores, o que foge a sua competência.

Para processar um senador só o STF pode fazê-lo e o Senado tem, inclusive, o poder de impedi-lo legalmente, adiando o processo. A indignação de Renan tem fundamento e extrapola em muito seus interesses pessoais e imediatos, pois se cria um precedente perigosíssimo. Mas daí a desqualificar o juiz, chamando-o de juizeco, vai uma grande distância. É inaceitável.

Dizer também, que as varreduras são obstrução da Justiça e contra a Lava-Jato, além de ser um absurdo despautério, é preocupante. Não havia nenhum grampo com aquela origem, mas se houvesse, nem isso desaconselharia tais varreduras num ambiente, como é o de hoje no Brasil, em que todo mundo grampeia ilegalmente todo mundo, tendo se disseminado em múltiplas instâncias, tanto os equipamentos para que sejam realizadas quanto a disposição e hábito de fazê-lo.

Ações ilegais de investigação e bisbilhotagem ilegal de grupos de interesse se multiplicam. O próprio MP tem diversos antecedentes de investigações ilegais (basta lembrar do procurador Guilherme Schelb impune, e seu bunker clandestino, no andar vazio do prédio da Previdência, durante o governo Fernando Henrique, ou do procurador Leonardo Bandarra, liderando a quadrilha da caixa de Pandora no DF). Só isso já justificaria uma lei contra os abusos. E se houver abusos do Ministério Público nas investigações, estas também têm de ser reprimidas.

Mais ainda, obviamente não há nenhuma obstrução de justiça – como alegaram – em proteger-se contra essas práticas que, flagradas, não se sabe nunca se são legais ou ilegais. A tese que se levanta, agora, contra os posicionamentos do presidente do Senado, protege, portanto, tanto as escutas ilegais – na medida que inibe seu combate através das varreduras, favorecendo o florescimento de uma república exposta e vulnerável ao grampo, feito por qualquer bandido – quanto protege os abusos porventura cometidos por procuradores e juízes. A Lava-Jato não poder precisar de abusos e exigir retidão de conduta de seus agentes não é defender Renan nem qualquer outro investigado.

Nas redes sociais os erros gritantes são do público em geral, que condena posições por mera empatia – positiva ou negativa – com o protagonista que a proclama. Infelizmente, essas posições de viés predominantemente passionais, são apoiadas por inúmeros intelectuais sérios, mas aqui contaminados pelo clima de opinião. A imprensa, por seu lado, faz o mesmo e a crítica racional – de um modo geral – lhe passa ao largo.

Quase todos confundem a substância da causa com seu humor em relação aos personagens. Quem não gosta de Renan mostra-se leniente com abusos desde que fira o senador. Jogam fora a criança das garantias e direitos constitucionais, do balizamento do estado de direito e da independência e harmonia entre os poderes, junto com a água suja do banho do combate à corrupção.

Ninguém, de boa fé, pode dizer que não conhece ou não sabe nada dos abusos históricos do Ministério Público. E não estou falando necessariamente daqueles que por desventura ocorram agora contra o PT, ou qualquer de seus membros ou aliados, que os praticam há muito, contra todos os presidentes e suas equipes: FHC, Collor, Lula, Temer.

Trata-se, na minha opinião, de um perigoso projeto corporativo do MP+juízes de amealharem poder e se tornarem uma cidadela imperial, acima da lei e do alcance de todos.

No frigir dos ovos, a conclusão é que erraram Renan, o ministério publico, os Juízes, o público, os intelectuais e a imprensa que acolhe e reverbera, sem crítica, a esses erros. Por fim, há um alerta a ser feito: este projeto vive e se alimenta de nossos próprios desvios e da prevalência de nosso senso de vingança ou forra em detrimento de nosso senso dos princípios de Justiça, porque nos indignamos quando os abusos nos atingem, mas somos sempre lenientes quando o abuso atinge nossos desafetos. Assim eles têm sempre quem os apóie.

Foi assim que barraram – com entusiástico apoio da esquerda populista e caolha – a chamada lei da mordaça, que exigiria que as autoridades judiciárias falassem com sobriedade e apenas no e pelo processo judicial, para evitar a midiatização das causas, do que hoje sentem tanta falta se dizendo vítimas desta midiatização por seus opositores.

O mesmo, é obvio, vai acontecer tanto com a chamada lei de combate a corrupção, que é sob muitos aspectos a consagração do abuso como método de ação, quanto com a lei de combate ao abuso de autoridade, absolutamente necessária para proteger cidadãos pobres e ricos e conter abusos em diversos níveis do estado. Julgá-la sob a luz dos eventuais e presumidos interesses de Renan – que possivelmente existem mesmo – em proteger-se precariamente, é privilegiar o acessório frente ao essencial.

Não se pode admitir que se pegue nem Renan, através de práticas abusivas do estado. O risco é de todos. No atual momento da política brasileira, bom senso é preciso. Oportunismo e ativismo não é preciso.

Por Fernando Jorge C Pereira

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais