Governo está comprometido com reequilíbrio


O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, afirmou que a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 241), em segundo turno, que define um teto de gastos públicos mostra compromisso do governo com o reequilíbrio das contas públicas. A proposta, que segue para o Senado Federal, foi aprovada, ontem (25), por 359 votos favoráveis e 116 contrários.

“O remédio pode ser amargo, mas é a medida necessária para reequilibrar as contas públicas do governo”, disse ao blog. Veja a entrevista.

Qual significado tem a votação do teto dos gastos públicos para o governo?

O mais importante é a simbologia de que o governo está comprometido com o reequilíbrio das contas públicas. É bem verdade que a matéria demandará alguns sacrifícios do ponto de vista do governo, mas ela é essencial para reequilibrar as contas. Nós temos um déficit gigantesco para este ano, um déficit grande projetado para o ano que vem e precisamos reorganizar a economia. Essa é uma das medidas primordiais para que a gente possa reequilibrar as contas públicas e, na sequência, retomar o crescimento.

Ministro, uma votação tão expressiva mostra que o governo está articulado com o Congresso, diferente do governo Dilma?

O sucesso para governar é olhar para frente. O presidente Michel Temer tem uma extensa relação com o Congresso, pela experiência parlamentar. Ele tem reiterado nas suas entrevistas e nas reuniões que ele quer manter esse bom relacionamento de Executivo com o Legislativo. Eu acredito que aqueles que fazem a articulação política do governo conseguir manter a harmonia entre Executivo e Legislativo, essa será a receita do sucesso.

A oposição acusa o governo de cortar gastos em saúde e educação…

O debate político faz parte do jogo entre governo e oposição. Quem acompanha, nos últimos anos, o crescimento negativo da economia, o prejuízo que as pessoas estão tendo. Não pode ficar desse jeito. O remédio pode ser amargo, mas é a medida necessária para a gente poder reequilibrar as contas públicas do governo. A oposição faz o papel dela e o governo tem que votar.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais