2016, mais um ano de gerência de crise


Em 2013, milhões de pessoas foram às ruas protestar contra a má qualidade dos serviços públicos. Educação, saúde, segurança e transporte sempre estiveram no topo da lista da insatisfação da população. De acordo com o Ibope, a desaprovação com a educação em setembro de 2013 era de 65%; saúde, 77%; segurança, 74%.

Os brasileiros foram às ruas porque, embora percebessem que suas vidas haviam melhorado da porta de casa para dentro, da porta para fora os serviços públicos ainda precisa melhorar muito e em várias áreas. A insatisfação era latente, mas ninguém percebia. A cortina de fumaça que impedia a percepção desse quadro estava evidente nos índices de aprovação do governo que, de 63% em março de 2013, caiu para 31% no auge dos protestos.

A gota d´água foi o aumento nas passagens de ônibus. Uma correção na tarifa de “apenas” 20 centavos foi suficiente para fazer a população finalmente acordar. Absolutamente atordoados, os agentes públicos não sabiam como reagir. A situação econômica relativamente favorável fez com que a população se recolhesse novamente. Em 2013, o PIB cresceu 2,3%. O desemprego fechou o ano em 5,4%.

Em 2015, sofre-se os efeitos da crise. Diferentemente de 2013, quando estava do lado de fora das casas, hoje ela instalou-se dentro das residências. O PIB deste ano deve encolher de 3,5%. Em outubro, o desemprego atingiu 7,9%. As estimativas para a queda da economia em 2016 já ultrapassam a casa dos 3%. A inadimplência aumenta. “Acabou o negócio de Danone”, disse a primeira brasileira inscrita no Fome Zero, criado no governo Lula.

No ano que vem, a economia deverá continuar sofrendo os efeitos da crise. Segundo projeções o desemprego ultrapassará os dois dígitos, algo que não acontece desde maio de 2007.

O aumento da inflação e dos juros, a queda na renda dos trabalhadores, o declínio do PIB e as denúncias de corrupção fizeram a popularidade da presidente Dilma Rousseff despencar após as eleições. De acordo com o Datafolha, 42% avaliavam o governo como ótimo ou bom em outubro do ano passado. Na última sondagem, realizada em agosto, são apenas 8%.

As dificuldades e os problemas de 2015 trouxeram o debate do impeachment da presidente para o centro da cena política e aí o conservaram o tempo todo. Ele foi tratado na imprensa, no Congresso, no Supremo, no TSE, no mercado financeiro. Apesar de alguns movimentos sociais também defenderem o afastamento da presidente, o tema não atraiu adesão popular significativa.

Diante disso, uma pergunta se impôs: por que a vida das pessoas piorou ao longo de 2015 da porta para dentro e elas não repetiram a reação que tiveram em 2013? Uma das respostas possíveis é que em 2015 talvez elas estejam mais preocupadas em manter o que conquistaram. Ou têm medo de criar mais instabilidade. Outra é que, embora grave, a situação ainda não piorou o suficiente. O desemprego continua abaixo dos dois dígitos.

Com a possível piora da economia no próximo ano, o humor da população pode mudar. Assim como os 20 centavos de aumento da tarifa de ônibus em 2013, o desemprego pode ser o detonador de uma explosão social. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apontou riscos de tensão no próximo ano.

A presidente Dilma Rousseff começará o ano pressionada. Como o ambiente político deverá continuar hostil e sua popularidade baixa, ela seguirá encontrando dificuldades para enfrentar a crise. Tal como 2015, 2016 será um ano de gerência de crise.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais