Nesta quinta-feira (4), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados discute as políticas públicas de turismo voltadas para a região Norte do País.
“O turismo pode ser uma ótima estratégia para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de determinada região”, afirma o deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), que pediu a realização do debate.
Chrisóstomo cita uma pesquisa promovida pela Fundação Getúlio Vargas por solicitação do Ministério do Turismo junto às 80 maiores empresas brasileiras da área, que aponta a expectativa de crescimento do faturamento das empresas, por segmento. Segundo esse levantamento, as locadoras de automóveis, por exemplo, devem crescer 9,6%; o turismo receptivo, 8,3%; o transporte rodoviário, 6,6%; o setor de hospedagem, 5%.
O deputado também ressalta a importância desses dados. “Esses números são importantes, pois evidenciam que no aspecto econômico o turismo promove contribuições para a geração de trabalho e renda, a arrecadação de recursos para o governo e retorno para os investidores”, afirmou o parlamentar .
“Sendo assim, propomos o debate sobre políticas públicas para o turismo voltadas para região da Amazônia Legal, em razão do alto potencial turístico.” ressaltou.