Tendência escolar pós-pandemia é ensino híbrido

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O ensino e aprendizado tiveram que ser reinventados com a chegada da pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Aulas online e videoaulas tem se tornado cada vez mais comuns, porém apresentam enormes desafios tanto para professores quanto para estudantes.

O ensino a distância (EAD) já era realidade para cursos técnicos, graduações e pós-graduações online, sobretudo para adultos. Para crianças e adolescentes a modalidade ainda é rara. O ensino híbrido é um mix de diferentes plataformas, que além do online também pode incluir saídas de campo e atividades fora da sala de aula.

Com isso, a mistura entre o ensino presencial e o online é considerada a tendência da educação para o futuro. Essa expectativa gera uma necessidade muito grande de adaptação e capacitação dos professores, sobretudo da educação básica. “Os professores estavam acostumados a ensinar, agora eles terão que aprender para ensinar”, afirmou o professor Ismael Rocha. Na visão dele, a transição para os alunos pode ter menos desafios pois a maioria das crianças já são “nativos digitais”, enquanto a maioria de seus professores não são.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais