TCU libera contratos de arrendamentos em portos públicos

Foto: Divulgação/ENAUD

Em reunião virtual do plenário, na quarta-feira passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) revogou a proibição que impedia a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério da Infraestrutura de assinar prorrogações antecipadas de contratos de arrendamentos em portos públicos.

O ministro relator, Walton Alencar, afirmou em seu voto que a agência adotou “praticamente todas as determinações e recomendações endereçadas pelo plenário” da Corte. Acrescentou que há “baixo risco de que a situação não possa ser efetivamente tratada com a ação do controle externo”.

Há dois anos, o TCU havia determinado a suspensão dessa autorização por entender que a agência não tinha a capacidade de analisar os projetos executivos e as arrendatárias não estavam realizando os investimentos autorizados. Para a área técnica do Tribunal, a situação pode se normalizar após determinações da Corte.

A decisão era aguardada pela agência, já que trará mais incentivos para investimentos portuários. Até então, o governo não podia autorizar investimentos de ampliação de terminais portuários públicos em prorrogações antecipadas.

Para o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura, Diogo Piloni, a decisão será importante para dar segurança aos investidores privados em relação a arrendamento de ativos portuários.

A Antaq havia aprovado um valor significativo de investimentos antecipados nos últimos anos que,segundo o diretor da agência, Adalberto Tokarski,será importante para a retomada do crescimento do país após o controle da pandemia.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais