Tarcísio de Freitas quer recursos para concluir ferrovia na Bahia

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Infraestrutura já definiu uma tarefa para a nova estatal do ministério, a Infra S.A., fusão da Valec e da EPL: a construção do segundo trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Barreiras (BA). Seu avanço é uma das apostas de Tarcísio de Freitas no Plano Pró-Brasil. Ele pediu suplementação orçamentária de R$ 480 milhões, até 2022, exclusivamente para obras no setor. O grosso disso, caso confirmados os recursos adicionais, iria para a construção desse segundo trecho.

A ferrovia foi concebida para transformar o interior da Bahia em um novo corredor ferroviário de exportação. Por ela seriam escoados minério de ferro, da mina localizada na região de Caetité, e grãos, colhidos na fronteira agrícola do oeste baiano, na região de Barreiras, até o Porto de Ilhéus, no sul do estado.Projetada no governo do PT, a obra deveria ter sido entregue até julho de 2013, mas não foi concluída. Encontra-se pronto o trecho entre Ilhéus e Caetité, em processo de concessão.

Em novembro, o ministro aprovou o plano de outorga apresentado pela ANTT e autorizou a concessão. O governo pretende fazer o certame ainda este ano e já mandou os estudos de viabilidade para o TCU.Segundo o Valor,Tarcísio de Freitas disse que há um investidor fortemente interessado em assumir a concessão.Mesmo sem revelar o nome, informou que esse investidor, consultado após a pandemia do coronavírus, confirmou sua disposição de entrar no leilão.

A concessão se limita, no momento, ao trecho pronto, entre Caetité e Ilhéus. Para o restante da ferrovia, conforme foi projetada, não haveria interesse de investidores. O ministro quer executar o trecho entre Caetité e Barreiras, com 485 quilômetros.  Um desafio já está superado: a ponte de 2,9 quilômetros sobre o rio São Francisco, considerada a ponte ferroviária mais extensa da América Latina, já está pronta, mas sem uso.

A obra tem três lotes diferentes em construção, dois dos quais estão com canteiros abertos e operários no local. O terceiro trecho da Fiol, com 500 quilômetros, entre Barreiras e Figueirópolis (TO), no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, precisa de atualização do projeto de engenharia.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais