Sistemas metroferroviários trarão benefícios à sociedade

Reprodução/MDR

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, apresentou nesta sexta-feira (28) em São Paulo, o Programa de Renovação de Frota de Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros sobre Trilhos (Retrem).

O objetivo do programa é fortalecer os investimentos para renovar e ampliar a malha metroferroviária do País. Considerando a extensão continental e as características geográficas brasileiras, além da importância socio-ambiental, o modal de trens é o mais indicado para integrar o Brasil. Os recursos para o programa serão aplicados em monotrilhos, metrôs, trens urbanos e veículos leve sobre trilhos (VLT).

De acordo com o ministro, “O Retrem é um programa do Governo Federal de financiamento, tanto pelo FGTS quanto pelo BNDES, que permitirá aos setores público e privado acessarem recursos para readequar frotas de trens, adquirirem novos veículos, material rodante, além de promover melhorias e investimentos em tecnologia e sistemas embarcados. Com o financiamento, é possível melhorar a frota existente ou criar novas. É uma medida para beneficiar, principalmente, a população que mora mais distante do centro, que mais precisa do transporte público de qualidade”

 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais