Secretário Nacional de Transportes alerta para escassez de recursos

Ao participar de seminário on-line promovido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), na quarta-feira, o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcelo da Costa, alertou para a escassez de recursos para investir no setor de infraestrutura nos próximos anos.

O seminário tratou do setor ferroviário no Plano Nacional de Logística, em fase de atualização, considerando o horizonte de 2035. Segundo o secretário, o orçamento geral da União sofre limitações, o mesmo ocorrendo com a capacidade de captação de recursos pela iniciativa privada.“Temos que usar de criatividade para desenvolver novas opções de financiamento para tornar esses empreendimentos viáveis”, disse.

Marcelo da Costa lembrou que o governo trabalha para usar a infraestrutura como indutora de crescimento.Entre as opções para o financiamento do setor que o ministério busca desenvolver há novas modalidades, como a emissão de green bonds (recursos obtidos para bancar projetos que reduzem emissões de CO2), que, segundo o secretário, se adapta bem ao setor de ferrovias. A opção se enquadra no que vem sendo repetido pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas: é preciso criatividade para enfrentar os desafios do setor de infraestrutura.

Marcelo da Costa disse que o principal objetivo do Plano Nacional de Logística é balancear a matriz de transportes, aumentando a participação das ferrovias dos 15% detectados em 2017 para perto de 30%.Em sua apresentação, ele mostrou que os projetos do governo incluem renovações antecipadas de concessão, como a da Ferrovia Centro Atlântica, em fase de análise, e a de duas ferrovias da Vale – EF Carajás (PA-MA) e EF Vitória-Minas (MG-ES) –, em fase mais avançada de estudos.

O secretário reafirmou o apoio do governo ao PLS nº 261/18, do senador José Serra (PSDB-SP), que visacriar um regime de autorização para ferrovias. Ele disse que o governo abraçou o projeto como uma opção para o desenvolvimento sobretudo do setor de transporte de carga geral, com pequenos trechos para desenvolver o setor industrial.

Desde fevereiro, o PLS nº 261 se encontra na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, com o relator, Jean-Paul Prates (PT-RN).

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais