Sancionada lei que trata de drawback

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foi sancionada, na última semana, a Medida Provisória (MP) 960/20 que trata da prorrogação de prazos, por um ano, das concessões de drawback, a vencer este ano. A MP passará a ser a Lei 14.060/20, e possui o objetivo, segundo o governo, de aliviar os efeitos causados pela pandemia de Covid-19 nas empresas exportadoras.

A lei beneficia diversos tipos de exportação, como minério de ferro, carne de frango e celulose.

O drawback é um incentivo concedido às empresas exportadoras. Ele suspende temporariamente os tributos federais sobre os insumos usados na produção de mercadorias destinadas exclusivamente à exportação. Entre os tributos suspensos estão o Imposto de Importação e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A nova lei recebeu apenas um veto, excluindo um dispositivo que permitia a comercialização no mercado interno das mercadorias beneficiadas com drawback não exportadas, desde que a venda ocorresse em até 30 dias e os tributos suspensos fossem pagos.

Na justificativa para o veto, foi dito que a medida não garantia o pagamento dos tributos já que não vinha acompanhada de penalização para o caso de descumprimento das condicionantes.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais