Queimadas no Brasil estão proibidas por 120 dias

Foto: Ria Sopala/Pixabay

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16) o Decreto nº 10.424, que proíbe a utilização do fogo em áreas rurais e terras agrícolas por 120 dias em todo o território nacional, para tentar minimizar a incidência de queimadas que ocorre, majoritariamente, em agosto e outubro.

Em nota, a pasta informou que: “A previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos para os meses de julho, agosto e setembro indica período de forte estiagem, motivo pelo qual tornou-se urgente a adoção da suspensão das queimadas para conter e reduzir a ocorrência de incêndios nas florestas brasileiras”.

A medida não se aplica a práticas agrícolas de subsistência de populações tradicionais e indígenas e nem à práticas de prevenção e combate a incêndios, desde que realizadas ou supervisionadas por instituições públicas competentes. O decreto vem como uma forma de amenizar as críticas internas e a pressão internacional que o governo sofre por conta da política ambiental adotada nos últimos meses.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais