Projeto dará “choque” de investimento privado na infraestrutura

Reprodução

O governo já tem pronta a minuta de um projeto de lei que visa destravar investimentos na infraestrutura. O texto circula entre os técnicos do Ministério da Economia para ajustes finais antes de ser enviado à Casa Civil, de onde será remetido ao Congresso. A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo Mac Cord, na quinta-feira (15), após audiência pública da Comissão Especial da Câmara que trata de PPPs, concessões públicas e fundos de investimento.

O PL vai alterar conceitos, introduzir inovações e definir um novo marco regulatório para o setor. Não à toa o representante do Ministério da Economia na audiência, Carlos da Costa, afirmou que a proposta deve promover um choque de investimento privado, ao garantir segurança jurídica e oferecer atrativos. A comissão pretende ampliar as discussões sobre o tema ouvindo especialistas e ministros de estado. O da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, deve comparecer a uma reunião no dia 21.

Um dos pontos em análise é a dolarização de projetos. Costa disse que o governo estuda permitir que contratos de concessão no setor possam cobrar tarifa em dólar, desde que o cliente também tenha receita em moeda estrangeira. “É o caso de muitas obras em infraestrutura para escoamento de commodities”, exemplificou, acrescentando que, com a possibilidade de captar financiamento em moeda de outro país, a tendência é que o custo do investimento caia.

Costa associou o BNDES a “uma fábrica de projetos”. Como a elaboração de um projeto tem custo elevado, o governo bancaria essa etapa. Posteriormente, o vencedor do leilão ressarciria a União. Ele mencionou ainda a abertura do mercado para empresas estrangeiras que atuam na elaboração de projetos de engenharia.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais