Projeto da UnB para acessibilidade de PcDs adapta partituras para o braile

Foto: Reprodução/UnB TV

A Universidade de Brasília, por meio da Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE-UnB), iniciou o projeto Musicografia Baille, que adapta partituras musicais para o braile, o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

O projeto foi uma demanda da estudante Carolina Lima, primeira aluna com deficiência visual a cursar Música na UnB. A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Música, o Laboratório de Apoio ao Deficiente Visual da Faculdade de Educação da UnB e da Escola de Música de Brasília (EMB).

Foram capacitados 6 bolsistas e 2 voluntários para aprender braile e recodificar as partituras, que contaram com o auxílio de uma revisora de braile. Desde agosto, foram desenvolvidos uma apostila de coral com dez partituras de canto, cinco cânones, três partituras de piano, material e gráficos de matrizes para regência. O material está disponível via solicitação na Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais