Privatização do Porto de Santos entra na fase de estudos

Foto: Arquivo Agência Brasil

Terão início, ainda neste mês de setembro, os estudos para a desestatização do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Está previsto que o leilão, para a venda à iniciativa privada, ocorra no fim do primeiro semestre de 2022.

A fase de estudos consiste em levantar informações para a melhor caracterização do porto e da Autoridade Portuária de Santos (SPA), em paralelo com conversas com a comunidade portuária. Serão consideradas todas as sugestões de solução apresentadas para a construção de uma proposta preliminar, que terá ampla discussão pública.

O projeto foi qualificado no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal em agosto de 2019. Após uma etapa de planejamento e avaliação da viabilidade de realização desses estudos, foram iniciadas as tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para sua contratação.

Em agosto deste ano, o BNDES concluiu a seleção do consórcio de consultores que atuarão no assessoramento técnico do projeto e, neste mês de setembro, foi realizada a reunião inicial do projeto. Após o término da fase atual, será iniciada a etapa de discussão pública, com apresentação da primeira proposta contemplando modelagem, investimentos e regras de negócio. Isso se dará em setembro de 2021, com a abertura das audiências públicas.

O Porto de Santos conquistou no mês de agosto a melhor marca de toda a série histórica ao movimentar 13,7 milhões de toneladas, alta de 13,6% sobre o mesmo mês de 2019 e 1,8% acima do recorde anterior, registrado em julho último, quando operou 13,5 milhões de toneladas. É a sétima vez no ano que o Porto quebra um recorde para um mês específico, depois de registrar em fevereiro, março, abril, maio, junho e julho os melhores desempenhos para esses meses da sua história. Os embarques avançaram 20,8%, para 10,6 milhões de toneladas, e os desembarques recuaram 5,2%, para 3,2 milhões de toneladas.

O resultado de agosto elevou o acumulado do ano para 97,8 milhões de toneladas, desempenho 10,2% acima do recorde anterior para o período obtido em 2018 (88,8 milhões de toneladas) e 10,7% acima de 2019 (88,4 milhões de toneladas).

O movimento de carga geral solta no acumulado do ano decresceu 3,1%, somando 3,5 milhões de toneladas. A carga geral conteinerizada apresentou queda nesse período de 0,3%, somando 2,7 milhões TEU.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais