Paralisação de petroleiros

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A greve de funcionários da Petrobras, iniciada na madrugada de sábado (1º), continuou neste domingo (2). A categoria pede a revisão da decisão da Petrobras de fechar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), no Paraná, e o cumprimento de cláusulas de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) da Petrobras e de suas subsidiárias, como a Ansa-Fafen.

Em nota, a Petrobras disse que “todos os compromissos assumidos na negociação do ACT 2019-2020 vêm sendo integralmente cumpridos”. “A Petrobras considera descabido o movimento grevista anunciado pela FUP, pois as justificativas são infundadas e não preenchem os requisitos legais para o exercício do direito de greve. Os compromissos pactuados entre as partes vêm sendo integralmente cumpridos pela Petrobras em todos os temas destacados pelos sindicatos.”

A Fafen foi adquirida pela Vale em 2013 por US$ 234 milhões, passando a fazer parte do plano de desinvestimento da Petrobras, por ter dado prejuízo desde sua aquisição. A petroleira decidiu, em janeiro, hibernar a planta de produção, após encerrar as tentativas para a sua venda. Segundo a FUP, o fechamento da unidade vai provocar a demissão de mil pessoas (entre trabalhadores diretos e indiretos). Os petroleiros garantiram que durante a greve o abastecimento de combustíveis será mantido para não prejudicar a população.

Apesar de a FUP pretender realizar um movimento de paralisação nacional, não se espera interrupção da produção de combustíveis em grande escala devido, sobretudo, à baixa representatividade do movimento. Segundo dados apurados, menos de 10% dos 47 mil filiados da FUP apoiaram a resolução de greve. Até a manhã de sábado (1º), registraram-se redução do número de trabalhadores apenas em algumas refinarias e bloqueio somente em frente à Ansa-Fafen.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais