Norma da Anvisa sobre cannabis medicinal entra em vigor hoje

Foto: Green Flowe/Divulgação

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que detalha e regulamenta a fabricação, importação e comercialização de medicamentos à base de Cannabis, entra em vigor nesta terça-feira (10).

Segundo a norma, o medicamento só poderá ser comprado com a apresentação de prescrição médica. As farmácias e drogarias sem manipulação farão a comercialização exclusiva do medicamento e a quantidade de THC deve ser abaixo de 0,2%. Acima deste percentual, somente pacientes em estado terminal ou “que tenham esgotado as alternativas terapêuticas”.

O TCH (Tetrahidrocanabinol) é o cannabinoide – substância que compõe a Cannabis – conhecido por suas propriedades psicoativas no cérebro e no sistema nervoso central. A cannabis possui 104 substâncias ativas e é impossível haver overdose. 

Já o CBD (Canabidiol) é o cannabinoide mais usado na medicina por não ser psicoativo, não causar dependência e, em países como Holanda e Canadá, auxiliar no tratamento de doenças como Epilepsia, Ansiedade, Depressão, Artrite e alguns tipos de Câncer.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais