Missão solidária: estudantes de Ribeirão Preto serão voluntários em São Paulo

Foto: Divulgação/Marista

Jovens realizam oficinas e atividades em regiões de vulnerabilidade social da capital paulista

Entre os dias 19 e 25 de janeiro, estudantes da cidade de Brasília, no Distrito Federal, participam da 15º Missão Solidária Marista (MSM), promovida pela Rede Marista de Colégios e pelo Marista Escolas Sociais. A jornada de voluntariado envolve cerca de 500 participantes e promove ações nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e de 26 de janeiro a 1o de fevereiro, em Ponta Grossa (PR) e São José, (SC).

Durante a semana, os alunos do Colégio Marista Asa Sul vão participar de formações e atividades que fortalecem a educação para solidariedade em São Paulo. De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Desde  2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens. Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Educação para solidariedade

Os estudantes vão realizar atividades que buscam formar e refletir sobre a comunidade. A Missão Solidária realizará oficinas com o Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas, que incentivam o plantio e jardinagem da região. Os estudantes também vão promover oficinas, atividades lúdicas e contação de histórias no Galpão da ZL abertas toda comunidade. Durante a semana as visitas incluem a Casa de Recuperação Guerreiros de Deus e uma atividade em parceria com as famílias já atendidas pela Pastoral da Criança.

Para a coordenadora da Pastoral do Colégio Marista Asa Sul, Maria Margarida Farias da Cunha, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “Ações como essa são importantes para a formação integral do aluno, pois desenvolvem o espírito de cidadania nos jovens e contribuem para que haja uma transformação social na vida daqueles que precisam de ajuda”, afirma Margarida.

Além de colocarem a mão na massa em ações para melhorar a estrutura de espaços públicos das comunidades, os jovens passam todo o período da Missão, hospedados em casas de famílias que moram nas comunidades. “Com certeza, esse é o ponto alto da experiência para os jovens, que criam laços para a vida e, além de ajudarem a comunidade, também ressignificam muitos sentimentos e valores. Mais do que a marca que deixam nos territórios, os estudantes também vão embora transformados”, salienta Bruno.

Missão Solidária 2020

Em sua 15ª edição, a MSM reúne jovens do Ensino Médio dos Colégios Maristas e Escolas Sociais do Grupo Marista que trocam  férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2020, os destinos escolhidos são:  cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, em Ponta Grossa (PR) e São José, (SC).

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Fonte:

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais