Ministro do Meio Ambiente reconhece crescimento de 29,5% no desmatamento da Amazônia

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta segunda-feira (18), revelou dados do sistema Prodes, que o desmatamento da Amazônia entre agosto de 2018 e julho de 2019 aumentou em 29,5%, que representou uma perda de 9.762km² de floresta. 

O climatologista Carlos Nobre conversou com a BBC News Brasil e afirmou que se o desmatamento seguir esse ritmo ou aumentar, pode atingir um “ponto de não retorno”, que significa a perda da capacidade regenerativa da floresta. 

Em julho deste ano, os dados levantados por um outro sistema do Inpe, o Deter, foram deslegitimados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que alegou que o presidente do Instituto na época, Ricardo Galvão, estava “a serviço de alguma ONG” e que, portanto, não eram informações corretas. O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também acreditou que as imagens divulgadas pelo Inpe tinham como objetivo “criar polêmica na questão do desmatamento”. 

Com a nova pesquisa divulgada, o Instituto confirmou os dados levantados por ambos sistemas, Deter e Prodes. Salles, então, disse nesta segunda-feira que é preciso “adotar uma estratégia diferente”. 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais