Ligue 180: violência doméstica aumenta na quarentena

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizou um levantamento sobre as ocorrências de violência contra a mulher durante o período de isolamento social em função da pandemia de coronavírus. A cada 2 minutos, cinco mulheres são espancadas no Brasil. Em 80% dos casos de violência, o agressor é o parceiro (marido, namorado ou ex), segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado.

Em seis estados (São Paulo, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará), o aumento foi bem significativo. No estado de São Paulo, a Polícia Militar registrou um aumento de 44,9% nos atendimentos a mulheres vítimas de violência. Os atendimentos passaram de 6.775 para 9.817 e os casos de feminicídio aumentaram 46,2%.

O Instituto Maria da Penha alerta para o alto número de subnotificações, uma vez que as vítimas passam a quarentena ao lado do agressor e não encontram oportunidades para denunciá-los sem se expor. Por isso, se você notar algum comportamento violento de seus vizinhos, ligue para o 180 e faça a denúncia.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais