Governo anuncia programa para estimular emprego entre os jovens

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

O governo anunciou nesta segunda-feira (11) um programa que visa incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos. O programa, chamado Verde Amarelo, foi lançado em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

De acordo com o que foi anunciado:

  • as empresas poderão contratar até 20% dos funcionários na nova modalidade (em postos de trabalho com remuneração de até 1,5 salário mínimo);
  • as empresas poderão contratar na nova modalidade até o final de 2022;
  • os contratos deverão ser de, no máximo, 2 anos;
  • os funcionários receberão, mensalmente, o valor proporcional às férias e ao 13º salário.

A estimativa é que programa gere 1,8 milhão de empregos até o fim de 2022. O programa permite a ampliação do trabalho aos domingos e feriados. Hoje, o repouso é aos domingos. O programa permite o descanso em qualquer outro dia da mesma semana.

As empresas terão isenção da contribuição patronal do INSS – de 20% -, das alíquotas do Sistema S e do salário educação. A contribuição para o FGTS será de 2%, ante os 8% dos contratos normais de trabalho. O valor da multa do FGTS também será reduzida de 40% para 20%, desde que haja acordo entre empregado e empregador no momento da contratação.

O governo também anunciou: Concessão de R$ 40 bilhões para até 10 milhões de contratos de microcrédito; reabilitação profissional para tentar reinserir no mercado de trabalho 1 milhão de pessoas afastadas por incapacidade; e contratação de pessoas com deficiência.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais