GDF lança Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

O Governo do Distrito Federal lançou nesta segunda-feira (16), o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus (COVID-19) do DF. O documento estabelece, além dos critérios para notificação e investigação dos casos da doença, medidas a serem adotadas em diferentes setores da união federativa para enfrentar a potencial disseminação do vírus.

Considerando que o Ministério da Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e o Decreto nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020, que declara situação de emergência no Distrito Federal,o Plano apresenta atividades a partir de três níveis de resposta (Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública).

Ficam estabelecidos procedimentos para detecção e notificação dos casos da doença; protocolo de atendimento das equipes de saúde, atendimentos ambulatoriais e visitas hospitalares; indicação de tratamento para cada nível de complicação; recomendações de higiene para prevenção e controle; padronização do diagnóstico laboral e fluxograma para envio e processamento de amostras suspeitas e casos suspeitos provenientes de voos internacionais deverão ser acolhidos em sala isolada no Aeroporto de Brasília.

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito, “Coronavírus-SUS” – disponível para Android e IOS – para informar e conscientizar a população sobre a COVID-19. O app traz informações sobre prevenção, sintomas, o que fazer em caso de suspeita e conta com um mapa com as unidades de saúde mais próximas do usuário. 

O plano completo pode ser acessado aqui.

[pdf-embedder url=”https://obrasilianista.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano-de-Contingência-Coronavirus-16.03.2020-1.pdf-1.pdf-1.pdf-1.pdf” title=”Plano de Contingência Coronavirus 16.03.2020.pdf.pdf.pdf”]

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais