UNFPA recomenda investir em jovens e reduzir acesso a armas para reduzir violência

Foto: Mídia Ninja

Os pesquisadores Robert Muggah e Ana Paula Pellegrino, do Instituto Agarapé, realizaram um estudo chamado “Prevenção da violência juvenil no Brasil: uma análise do que funciona”, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O estudo estima que a taxa de assassinatos de jovens no Brasil cresceu 17% na última década e que, quase metade do total de homicídios do país em 2018 foi cometido contra jovens homens negros de idade entre 15 e 29 anos. O relatório aponta que pessoas negras têm 2,5 vezes mais chances de serem vítimas de assassinatos do que as não-negras, reforçando a necessidade de combater o racismo institucional e estrutural no país.

Segundo os pesquisadores, para reduzir a violência no Brasil, é necessário reduzir o acesso à armas de fogo, investir na educação de jovens, na empregabilidade equitativa e capaz de desafiar estereótipos de identidade e raça.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais