Em troca de concessão, Vale vai construir ferrovias para o governo. Para ministro da Infraestrutura, Brasil vive “revolução ferroviária”

Foto: Agência Vale/Arquivo

Primeiro contrato de concessão de investimentos cruzados foi aprovado pelo TCU nesta quinta-feira

Com dinheiro para investimentos limitado, o governo ganhou a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) para reverter concessões em investimentos privados em infraestrutura. O órgão autorizou renovação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e da Estrada de Ferro Carajás (EFC) por mais 30 anos para a Vale. Em vez de pagar uma outorga, a empresa vai construir ferrovias entre Goiás e Mato Grosso e um trecho entre Cariacica e Anchieta, no Espírito Santo.

“É a primeira vez que isso está sendo feito no Brasil. A Vale, em vez de colocar dinheiro no Tesouro, vai construir ferrovias para nós”, comemorou o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas em live nessa quinta-feira (30), quando abordou o assunto ao lado do presidente Jair Bolsonaro. “Ela faz a obra, toma o risco e no final das contas aquela ferrovia é da União. Quando a obra estiver pronta, vamos pegar essa nova ferrovia, vamos conceder para a iniciativa privada e cobrar uma nova outorga. Assim vamos fazer ferrovia sem usar o recurso do tesouro”, anunciou.

De acordo com o ministro, a companhia vai desembolsar um total de R$ 17 bilhões em investimentos privados em ferrovias, beneficiando 55 municípios e gerando 65 mil empregos.

A Vale vai aplicar  R$ 2,73 bilhões na construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). A via será importante para o escoamento de grãos do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul. A empresa também deve expandir os trilhos entre Cariacica e Anchieta, no Espírito Santo.

Nos cálculos do ministro, o aumento da oferta ferroviária tem o potencial de reduzir tarifas em até 30%.

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o contrato. Na publicação, ele diz “FERROVIA é nossa PRIORIDADE” (sic). “O investimento cruzado, utilizando outorgas de concessões ferroviárias, é uma das principais estratégias do governo brasileiro para dobrar a participação desta matriz de transportes. Estamos mostrando que a restrição orçamentária não será um impeditivo para desenvolvermos a infraestrutura do país”, destacou Bolsonaro. Já Tarcísio disse na live que uma “revolução ferroviária” está em curso no Brasil.

Por outro lado, o advogado Pedro Henrique Costódio, especialista em direito administrativo, alerta que esse tipo de contrato exige cuidado. “Esse procedimento é complexo, demanda um estudo de viabilidade dessa aditivação e prorrogação do contrato, realizado por meio de órgãos técnicos, que justificam efetivamente aquela prorrogação e a utilização daquele valor em outros alvos”, explica. “Nesse caso, acaba gerando um benefício para a própria administração pública porque há uma economia e a utilização de recursos públicos imediatamente se torna desnecessária, uma vez que o investimento vai partir de recursos privados”.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais