Decreto regulamenta Política Nacional de Resíduos Sólidos

Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta quarta-feira (12), em conjunto com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o decreto que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305/10) e determina a logística reversa para o recolhimento de resíduos sólidos de composição eletroeletrônico.

“Vamos começar com as cidades acima de 80 mil habitantes, são 400 cidades, que contemplam 60% da população brasileira e representam uma parcela muito significativo dos resíduos de eletroeletrônicos no Brasil”, informou o ministro Salles. Na primeira fase, em 2020, serão 400 pontos de recolhimento e, na fase final, em 2025, serão 5 mil pontos pelo Brasil.


O governo quer incentivar setores da indústria, sobretudo de embalagens, medicamentos a destinar corretamente seus resíduos sólidos. “Quando tivermos todos os setores envolvidos nessa parte de logística reversa, o Brasil vai melhorar bastante e reduzir o volume de lixo que vai para os aterros”, ponderou Salles.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais