Decreto cria comitê para propor solução para Angra 3

O Decreto nº 9.915, publicado na quarta-feira passada (17) no Diário Oficial, inclui no PPI a Usina Nuclear Angra 3 (RJ), cujas obras estão paralisadas há quatro anos. O decreto instituiu um comitê interministerial que deverá propor um modelo jurídico e operacional para dar continuidade ao empreendimento. O comitê será formado por um integrante do Ministério de Minas e Energia, que o coordenará; do Ministério da Economia; do Gabinete de Segurança Institucional; e da Secretaria Especial do PPI.

O comitê deverá acompanhar a elaboração dos termos de referência para a contratação dos modelos, dos estudos e das avaliações para a definição do modelo jurídico e operacional da usina, realização de estudos de avaliação técnica, jurídicos e econômico-financeiros que permitam a seleção competitiva de parceiro privado.

Em reunião do conselho do PPI em maio foram aprovados um cronograma para a conclusão das obras e uma proposta para parceria de natureza societária ou mesmo privatização do projeto.Pelos dados divulgados após a reunião, a usina tem 70% de suas obras executadas.

O governo deixou claro que precisará encontrar um sócio privado para concluir Angra 3, que já consumiu R$ 7 bilhões e ainda deve demandar,pelo menos, R$ 15 bilhões. Subsidiária da Eletrobras, a Eletro nuclear não tem condições de tocar a obra sozinha. Pelo decreto, o comitê interministerial terá 180 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por igual período. A proposta final será submetida ao conselho do PPI.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais