Brasil se destaca como referência em doação de leite materno

Foto: Manojiit Tamen/Pixabay

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o programa social de saúde mais completo e complexo do mundo. Algumas políticas públicas que o compõe são referência mundial. A doação de leite, por exemplo, coloca o país na vanguarda de boas inspirações.

A Rede de Banco de Leite Humano (rBLH) é a maior do mundo e conta com 224 bancos e 216 postos de coleta, presentes em todos os estados do Brasil. São cerca de 160 mil litros de leite distribuídos todos os anos. O Banco de Leite é disponibilizado para recém-nascidos desde 1943 e já salvou milhões de vidas.

Como o leite materno é tudo que um bebê precisa até os 6 meses de vida por suas propriedades nutritivas, que combatem doenças e influenciam diretamente na saúde futura do indivíduo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), reconheceu a rBLH como uma das ações que mais contribuíram para a redução da mortalidade infantil no mundo. De 1990 e 2012, a taxa de mortalidade infantil no Brasil foi reduzida em 70%.

É importante salientar que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. O Ministério da Saúde estima que um frasco com 200ml de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos. Para doar, basta procurar o banco de leite mais próximo ou ligar no Disque Saúde pelo telefone 136.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais