ANTT aprova edital e contrato da nova licitação da BR 153 (GO-TO)

Foto: Reprodução/Youtube

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou,na terça-feira passada, em reunião por videoconferência, a minuta do edital e do contrato e o programa de exploração rodoviária para uma nova concessão da BR 153, que atravessa Goiás e Tocantins e também é chamada de Rodovia Belém-Brasília.

A nova concessão vai incorporar alterações adotadas desde a realização do leilão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), em novembro de 2018, no Rio Grande do Sul. É ocaso da licitação feita com blocos de rodovias, procedimento que visa evitar rotas de fuga dos pontos de pedágio.As BRs 80 e 414 comporão o bloco da BR 153.

Pela avaliação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), esse complexo de vias representa a principal ligação do Meio-Norte do país com o Centro-Sul, devendo impactar diretamente 38 municípios de Goiás e Tocantins.

A BR 153 foi o primeiro e único caso, até agora, de uma concessão cassada pelo governo devido ao não cumprimento do contrato por parte do vencedor da disputa. O leilão foi realizado em 2014 e vencido pela Galvão Engenharia S.A., que fez poucos investimentos nos 624 quilômetros concedidos.

Durante três anos tentou-se que outro grupo assumisse a concessão, a fim de não ser preciso interromper os serviços prestados aos usuários. Não houve acerto e a concessão foi cassada em 2017, abrindo-se o caminho para esse novo leilão. Agora serão oferecidos 850,7 quilômetros, devido à inclusão dos dois novos trechos entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO), cidade próxima da capital, Palmas.

A previsão de investimento (Capex), ao longo de 30 anos, é de 7,5 bilhões (valores de 2019).Segundo os estudos elaborados pelo PPI, a futura concessionária terá que arcar com o compromisso de, entre o terceiro e o nono ano do contrato, duplicar 347 quilômetros da via e, entre o 16º e 22º ano do contrato, 245 quilômetros.

Acordo no Sul

A diretoria da ANTT aprovou o acordo judicial estabelecido entre a agência e o município de Palhoça (SC) na ação que discute a inexecução do contrato gerido pela concessionária Autopista Litoral Sul S/A (Arteris). O acordo foi proposto pelo município porque a concessionária e a ANTT pretendiam revisar o contrato de concessão.

Pelo acordo aprovado, a ANTT publicará, em até 90 dias –a contar da manifestação da concessionária –, uma revisão das obras previstas para o trecho, incluindo o chamado Contorno de Florianópolis e os municípios de Palhoça e Biguaçu.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais