Angra 3 pode ser retomada por meio de parceria com iniciativa privada

Foto: Divulgação/ENAUD

O Tribunal de Contas da União (TCU), analisou nesta quarta-feira (6), a auditoria operacional sobre a decisão de retomar as obras da Usina Termonuclear de Angra 3. As obras foram iniciadas em 1980 e paralisadas em 1984.


Em 2009, houve o reinício das obras com contratos relacionados a montagem eletromecânica, atualizações nos projetos e engenharia do proprietário. Entre 2008 e 2015 o TCU realizou diversas fiscalizações que “identificaram práticas de efetiva corrupção nos contratos referentes à usina”, de acordo com o ministro-relator Walton Alencar Rodrigues.


O TCU declarou inidoneidade de quatro dos sete contratos de consórcio. Um acordo de leniência de uma das empresas evidenciou que “houve formação de cartel e conluio entre os licitantes”. 

Agora, para retomar a execução das obras de Angra 3, o governo federal estuda diversos pontos da questão. Uma delas é a precificação da energia gerada pela usina.

O TCU determinou que a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) realize uma avaliação independente das obras “especialmente quanto aos montantes de investimentos realizados, de investimentos previstos e dos custos de operação e de manutenção previstos para o empreendimento”. A Corte de Contas recomendou que a SPPI realize uma consulta pública e aos agentes do setor tanto quanto à retomada ou o cancelamento da implantação da usina.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais