A destacada atuação de Mandetta

Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), tem se destacado positivamente nas últimas semanas no gerenciamento da epidemia do coronavírus. Mesmo sem o Brasil registrar nenhum caso da doença, a postura proativa do seu ministério, primeiro subindo o nível de alerta para “perigo iminente” e depois decretando estado de emergência em saúde pública, mostrou planejamento.

Outra boa medida são as entrevistas coletivas diárias realizadas pelo ministério, atualizando a opinião pública sobre os casos suspeitos e os riscos da doença. Junto com o Ministério da Defesa, a pasta também teve uma atuação positiva no episódio do retorno ao país dos brasileiros que estavam na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia na China.

Outra ação de destaque foi a reunião de Mandetta com os 54 secretários de Saúde de estados e das capitais brasileiras para discutir o coronavírus. Por se tratar de área sensível e envolver um tema com potencial para alarmar a população, as iniciativas do ministro lhe renderam importante visibilidade.

O trabalho que vem sendo desenvolvido por Mandetta deve melhorar não apenas a sua imagem pública, mas também a do governo Jair Bolsonaro num segmento que costuma ser problemático. Como estamos em ano eleitoral, a visibilidade de Mandetta tem potencial para ampliar a avaliação positiva do governo na área social.

Também contribui para aumentar a força política do ministro. Vale lembrar que na pesquisa realizada pela Arko Advice em dezembro do ano passado, Mandetta recebeu nota 3,6, sendo considerado o ministro mais bem avaliado pelo Congresso, ao lado de Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Tereza Cristina (Agricultura).

Mandetta também fortalece a posição do DEM no governo. Além dele, são filiados ao partido Tereza Cristina (MS) e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP), fundamentais na condução da agenda econômica.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais